Funetec-PB participa de solenidade de assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta do PREAMAR II

25/03/2024 16:29:36


Funetec, IFPB, Governo do Estado, MPF e nove municípios do litoral paraibano estão envolvidos no projeto

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec-PB) participou nesta segunda-feira (25) da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (PREAMAR-PB), que envolve  órgãos como Ministério Público Federal (MPF), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Governo do Estado e prefeituras.

O Preamar tem por objetivo salvaguardar a integridade da costa paraibana e mitigar os impactos adversos da erosão costeira. O programa  será responsável por desenvolver e implementar soluções eficazes de proteção ambiental e sustentabilidade das áreas litorâneas envolvidas. 

Nove municípios costeiros estão participando do projeto: João Pessoa, Cabedelo, Conde, Lucena, Pitimbu, Rio Tinto, Baía da Traição, Marcação e Mataraca. Para o diretor jurídico da Funetec, Diógenes Dantas, a participação no Preamar reforça o comprometimento da Fundação com a questão ambiental: “esse trabalho em conjunto visa fornecer às autoridades locais, às autoridades estaduais e municipais uns dados precisos e recomendações claras voltadas para a orientação de futuras intervenções ali na costa, e que essas intervenções elas ocorram de forma colaborativa, não de forma isolada, apenas o município agindo de alguma forma. E essa ação, trazendo uma repercussão em outro município, conecta as intervenções e molda o escopo de decisões que beneficiarão toda a nossa comunidade costeira e a sociedade paraibana como um todo”, destacou.

Para o Coordenador Geral do Projeto, professor do IFPB Claudio Dibas este é um evento importante para o desenvolvimento sustentável paraibano: “É um compromisso coletivo na busca de soluções alternativas frente aos desafios que o litoral da Paraíba tem”, disse. 

Reitora do IFPB, Mary Roberta ressaltou a significância do trabalho dos pesquisadores das instituições acadêmicas para o meio ambiente e proteção dos corais do ecossistema. “Para a academia este é um momento singular. É uma oportunidade de trazer a nossa voz aos gestores municipais. No Preamar nós temos uma oportunidade de contribuição, em vários aspectos”, declarou.

O PREAMAR, por meio de um diagnóstico ambiental da costa paraibana, se propõe a instalar recifes naturais marinhos, desenvolver áreas temáticas para mergulho contemplativo e restaurar ecossistemas coralíneos naturais. O diagnóstico auxilia o governo na tomada de decisões voltadas para o desenvolvimento sustentável na costa paraibana. Para tanto, serão desenvolvidos estudos nos 113km de litoral paraibano, ao longo de 18 meses.
São parceiros do projeto o Governo do Estado, IFPB e Ministério Público Federal, com a interveniência da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec-PB).

Texto: Comunicação Funetec com IFPB
Fotos: Comunicação PREAMAR





MAIS NOTÍCIAS



IFCE - Processo Seletivo 2024.1 - Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes - Campi Caucaia e Fortaleza

27/09/2023 00:00:00

A Pró-Reitora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no uso das atribuições que lhe confere a Portaria no. 204/GR, de 25 de fevereiro de 2021, e a Portaria no 200/GR, de 28 de fevereiro de 2014, anuncia, por meio do Departamento de Ingressos, com execução pela Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba – FUNETEC, a realização de Processo Seletivo 2024



Nova gestão da Funetec fortalece apoio a Univasf e IF Sertão Pernambuco em projetos de amplo impacto social

06/09/2023 00:00:00

A nova gestão da Funetec-PB se reuniu com o Reitor da Univasf em Petrolina. Eles reafirmaram o apoio da Fundação em projetos de educação em saúde ambiental, saneamento básico e integração do Rio São Francisco. Discutiram poss



DIVULGAÇÃO DA PROVA E GABARITO REFERENTE AO PROCESSO DE ESCOLHA DOS CONSELHEIROS TUTELARES DE JOÃO PESSOA 2023

02/08/2023 00:00:00

Prezados(as), O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, por meio da sua Comissão do Processo de Eleição/2023 dos Conselheiros Tutelares de João Pessoa/PB, DIVULGA a prova com o gabarito referente ao Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares de João Pessoa 2023, etapa realizada no último domingo (30/07/2023), na ESPEP (Escola de Serviço Público da Paraíba)



Aviso - Alienação de Veículo

15/05/2023 00:00:00

A FUNETEC/PB torna público, a quem interessar, que estará alienando um veículo  I/CHEVROLET CLASSIC LS de placa QFA 7487, licenciada 2022, avaliada em R$ 28.249,00 (vinte e oito mil, duzentos e quarenta e nove reais) na tabela FIPE, aos interessados em apresentar proposta encaminhar até o próximo dia 19